Cá fora


Em 2012 fui a Londres, apaixonei-me e decidi ir tentar a minha sorte lá. Fiz um estágio na Time Out (inacreditável), fiquei ainda mais apaixonada  pela cidade, mas não aguentei as saudades, não aguentei a possibilidade de passar lá o Natal, sozinha. Voltei para Lisboa, ainda com ideia de voltar a Londres, mas fui arrastando e a verdade é que ganhei medo de sair.

Vim para São Paulo tentar, mais uma vez! Mas se eu achava que Londres era longe, São Paulo então... acho que enlouqueci! Tenho imensas saudades da família, dos sobrinhos (acho que é o que me custa mais, as saudades que eu tenho daqueles miúdos), das amigas... de Lisboa! Isto não tem graça nenhuma, pouco para visitar, mas tem oportunidades. E, neste momento, eu preciso disso! Infelizmente em Portugal não é possível agora. Mas eu vou voltar. Disso tenho a certeza! Quer seja daqui a um mês, no fim do ano ou daqui a 2 anos (não sei se aguento tanto tempo).

As minhas Mãos de Lisboa estão paradas. Mas SEMPRE na minha cabeça! Aliás, estou cheia de ideias para quando voltar (e, infelizmente, já comecei a ver alguém a fazer uma coisa do mesmo género... tenho a sensação que há pessoas que conhecem e que não fui a única a ver semelhanças. Mas, como dizem os brasileiros.. "fazer o quê?").

Isto tudo para dizer que isto de vir para fora de fácil não tem nada. Às vezes penso que cometi a loucura de sair outra vez... quando estava em Londres só pensava "NUNCA MAIS SAIO DE LISBOA!!". Mas saí. E agora, se tudo correr como estou à espera, não vou sair daqui tão cedo (o que me deixa com algum medo de não ver as pessoas que são realmente importantes num curto espaço de tempo). Se me arrependo? Às vezes. Mas mais uma vez, aqui podem-me dar o que, infelizmente, em Portugal não podem. E Portugal (ou algumas pessoas) não tem bem noção da pontecialidade que tem... mesmo!

5 comentários:

Filipa disse...

Que bom que voltaste ao blog :)

Identifico-me bastante com o que escreveste. O ano passado em Maio fui para Espanha trabalhar numa empresa da minha área. Era uma óptima empresa, com um bom ordenado (muito mais do que alguma vez iria ganhar em Portugal) e gostava imenso da cidade e dos colegas (tive a sorte de ter muitos outros portugueses na minha empresa) mas algo não fazia sentido. Mesmo tendo em conta todas as coisas boas não me consegui adaptar, integrar nem desligar a minha cabeça de Portugal. Chorava todos os dias, morria de saudades da minha familia, amigos, namorado, gatos..ou seja de tudo e todos e passados dois meses vim embora. Muita gente me criticou e até eu, sei que devia ter continuado e não devia ter desistido. Mas só quem passa por isto é que sabe o que sente. Felizmente encontro-me a trabalhar em regime freelancer na minha área o que já é um começo mas não ponho de parte a ideia de voltar a arriscar ir para fora.

Desejo-te muita sorte, força e sucesso na tua vida aí em São Paulo :) e continua a vir ao blog sim? :)

beijinhos

Filipa disse...

Que bom que voltaste ao blog :)

Identifico-me bastante com o que escreveste. O ano passado em Maio fui para Espanha trabalhar numa empresa da minha área. Era uma óptima empresa, com um bom ordenado (muito mais do que alguma vez iria ganhar em Portugal) e gostava imenso da cidade e dos colegas (tive a sorte de ter muitos outros portugueses na minha empresa) mas algo não fazia sentido. Mesmo tendo em conta todas as coisas boas não me consegui adaptar, integrar nem desligar a minha cabeça de Portugal. Chorava todos os dias, morria de saudades da minha familia, amigos, namorado, gatos..ou seja de tudo e todos e passados dois meses vim embora. Muita gente me criticou e até eu, sei que devia ter continuado e não devia ter desistido. Mas só quem passa por isto é que sabe o que sente. Felizmente encontro-me a trabalhar em regime freelancer na minha área o que já é um começo mas não ponho de parte a ideia de voltar a arriscar ir para fora.

Desejo-te muita sorte, força e sucesso na tua vida aí em São Paulo :) e continua a vir ao blog sim? :)

beijinhos

Gabriela Formiga disse...

Ana, primeiro estranha-se (no meu caso demorou seis meses), depois entranha-se.
Viver noutro país pode ser das experiências mais gratificantes da tua vida, só tens de a saber (a experiência) aproveitar.
Acho que o segredo é viver com olhos de turista. Os mesmo que tiveste quando visitaste Londres mas que deixaste de ter quando foste para lá viver...
Um beijinho grande

Chica disse...

Olá Ana!

Força aí!
Não deve ser nada fácil mesmo!
Eu nunca saí de Portugal, a não ser três verões que fui fazer voluntariado... mas isso não conta não é?
Acho que nunca tive muita coragem. Ou falta de oportunidade, ou falta de procurar por ela, não sei...
Mas a verdade é que fui ficando... e agora já não me imagino fora daqui.

Mas tu rapariga, força aí! É duro estar tão longe mas tenho a certeza que um dia olhas para trás e vais sentir-te orgulhosa do que viveste e ultrapassas-te.

:)

Beijinhos

soblushed in USA disse...

olá Ana! então estas por S.Paulo? tou super curiosa p saber como é, tens que nos contar mais coisas! olha eu ja tou mm no finzinho da minha estadia aqui nos states. 3 smns e ja volto p casa!! quase 3 anos aqui em Richmond, ja estava a ficar farta destes americanos! lol Mas agr a serio, recomendo toda a gente a ir p fora! às vezes precisamos de o fazer p concluir que PT tem coisas super boas mas n sei pq temos a mania q somos pequenos. bah! yes, we can too!